Dercilio Lemes sugere parceria do Município de Fraiburgo com a APAS

Na sessão legislativa desta segunda-feira (18) o vereador Dercilio Lemes teve aprovado uma indicação de sua autoria, para que o Município de Fraiburgo tome as providências necessárias visando estabelecer parceria com a APAS - Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Fraiburgo, com objetivo de transferir recursos financeiros ou ceder um profissional com formação em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - e espaço físico adequado para a consecução das finalidades de interesse público desenvolvidas pela associação junto às pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

A Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Fraiburgo - APAS, é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em agosto de 2002 e declarada de utilidade pública através da lei municipal nº 1680/2003. Possui caráter filantrópico, assistencial e educacional em favor das pessoas com deficiência auditiva.

“Logo que foi fundada a APAS contou com o apoio do poder público municipal no sentido de ceder profissionais e sala para que a associação pudesse desenvolver suas atividades. Entretanto, com o tempo, troca de gestores municipais e membros da diretoria a associação acabou perdendo essa referência, e hoje, observando-se a situação de vulnerabilidade em que se encontram as pessoas surdas em nossa cidade, sentiu-se a necessidade de reativação desse valioso trabalho. Existe em nosso município um cadastro de aproximadamente 25 pessoas com deficiência auditiva que necessitam de auxílio e acompanhamento, principalmente para a comunicação nos diferentes ambientes e situações do cotidiano em assuntos que envolvem saúde, bem-estar, comércio, jurídico entre outros”. Ressaltou Dercilio.

O vereador ressaltou ainda que a APAS está em funcionamento na sala de recursos da Escola Estadual Gonçalves Dias, não tendo profissionais habilitadas contratadas para atuar com as pessoas surdas, e que os trabalhos são realizados de forma voluntária à APAS por membros da diretoria que são contradadas pelo Estado para atuar junto ao SAEDE Serviço de Atendimento Educacional Especializado na escola, restando pouco tempo para disponibilizar à Associação.

“Para a APAS contribuir com a efetiva inclusão e solidificação da cidadania dessas pessoas surdas, bem como oferecer assistência ao surdo inserido no mercado de trabalho e para que possa desenvolver estratégias para o ensino e divulgação da LIBRAS necessita de apoio do Poder Público Municipal através de realização de Termo de Parceria e repasse de auxílio financeiro ou profissional e local apropriado à instalação de sua sede”. Justificou Dercilio.