VEREADORES SOLICITAM AO GOVERNO DO ESTADO MAIS EFETIVOS PARA COMPOR O CORPO DE BOMBEIRO MILITAR

Na noite de segunda-feira (24) foi ao plenário a MOÇÃO Nº 15/2017, da autoria do Vereador Toni do Sine (PSD) Subscrita por todos os vereadores do legislativo, onde a Câmara Municipal e Fraiburgo reivindica ao Governo do Estado de Santa Catarina que destine mais efetivos para compor a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Município.

JUSTIFICATIVA

A Câmara de Vereadores de Fraiburgo Encaminhará este pleito requisitando o aumento de efetivo da OBM de Fraiburgo considerando que:

O efetivo atual de Bombeiros Militares (BBMM) no Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo é de 16 integrantes, divididos da seguinte forma:

a) 1 BM na função de Comandante (administrativo);

b) 1 BM na função de Secretário (administrativo);

c) 3 BBMM no Serviço de Atividades Técnicas (administrativo);

d) 10 BBMM divididos em 3 guarnições no serviço operacional (escala de 24 horas de serviço por 48 horas de folga).

Com relação ao número de ocorrências/volume de trabalho, fazemos as seguintes considerações com base em dados obtidos junto à Corporação:

* No último ano (de 6 de abril de 2016, a 6 de abril de 2017), a OBM de Fraiburgo atendeu a 2.048 ocorrências, o que dá uma média de 5,6 ocorrências por dia. Destas, 1638, aproximadamente 80% das ocorrências foram de Atendimento Pré-hospitalar, 12 averiguação/corte de árvore, 40 averiguação/manejo de insetos, 102 ações preventivas, 47 incêndios, 251 ocorrências não atendidas (normalmente, guarnição dispensada pelo solicitante), 0 produtos perigosos e 68 ocorrências de salvamento/busca/resgate;

* Nos últimos 5 anos (período entre 6 de abril de 2012, a 6 de abril de 2017), o número de ocorrências atendidas foi de 8.865 ocorrências, o que dá uma média de 4,8 ocorrências por dia. Destas, 7.309, aproximadamente 83% das ocorrências, foram de Atendimento Pré-hospitalar, 19 averiguação/corte de árvore, 45 averiguação/manejo de insetos, 392 ações preventivas, 177 incêndios, 1.008 ocorrências não atendidas (normalmente, guarnição dispensada pelo solicitante), 2 produtos perigosos e 211 ocorrências de salvamento/busca/resgate;

Com base nestes dados, é possível observar que a média de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo tem

aumentado nos últimos 5 anos e que boa parte deste número de ocorrências recai sobre os Bombeiros Militares que atuam na ambulância.

Pelo exposto, considerando que atualmente se trabalha somente com dois militares na ambulância, destaca-se a necessidade do aumento do efetivo da OBM de Fraiburgo para que proporcione um melhor atendimento à comunidade Fraiburguense, muito embora essa Casa Legislativa reconheça que é de excelente qualidade o trabalho que prestam com o pouco efetivo que possuem.