100%

Projeto de Capoeira nas Comunidades é pedido pelo vereador Adelar

Na sessão legislativa desta semana (19) o vereador Adelar teve aprovado uma indicação de sua autoria, para que o Município de Fraiburgo tome as providências necessárias visando estabelecer parceria com a Associação de Capoeira e Cultura Afro-descendente e Popular de Fraiburgo - ACAFRAI, com objetivo de transferir recursos financeiros para desenvolvimento do “Projeto de Capoeira nas Comunidades”, de acordo com o plano de trabalho elaborado pela associação e encaminhado anexo a esta.

A Associação de Capoeira e Cultura Afro-descendente e Popular de Fraiburgo – ACAFRAI, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, inscrita no CNPJ sob o nº 11.607.448/0001-94, com sede  na Av. Pedro Gianello, s/n, Bairro São Miguel, em Fraiburgo - SC, fundada em 29 de maio de 2009. A Associação tem por objetivo principal utilizar a Capoeira como instrumento de socialização, desenvolvimento das relações interpessoais e viabilização da inclusão social.
              
A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. Surgiu no Brasil em meados do século XVI, e diante da sua condição social (escravos) os negros notaram que muitos movimentos das danças guerreiras poderiam servir de base (ginga) para os movimentos de ataque e defesa.

A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos. É comprovadamente um instrumento eficaz para formação do ser humano. Por meio de atividades esportivas que é possível a revelação de talentos que se destacam nas diversas modalidades, elevando positivamente o nome do País e produzindo atletas vencedores. Neste contexto, projetam-se cidadãos bem-sucedidos, afastando-os das drogas e da marginalidade, sobretudo nas comunidades mais carentes. O esporte está intrinsecamente ligado à Educação. Experiências realizadas com crianças desenvolvendo atividades esportivas resultaram em uma consequente melhoria do desempenho escolar.

Importante ressaltar que a lei nº 12.288 de 20 de Julho de 2010  institui o Estatuto da Igualdade Racial, e em seu art. 22, reconhece a  capoeira como desporto de criação nacional, nos termos do art. 217 da Constituição Federal . Em seu § 1º, estabelece que a atividade de capoeirista seja reconhecida em todas as modalidades em que a capoeira se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo o território nacional; e no § 2º, dispõe que é facultado o ensino da capoeira nas instituições públicas e privadas pelos capoeiristas e mestres tradicionais, pública e formalmente reconhecidos.
               
"O Poder Executivo Municipal que tome conhecimento da causa e busque efetivar parceria com a Associação, de acordo com o direito que é assegurado a esta entidade declarada de utilidade pública, para que a mesma possa desenvolver o projeto de capoeira nas comunidades fraiburguenses". Disse Adelar. 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 20/11/2018 - 15:39:23 por: Alex de Oliveira Cordeiro - Alterado em: 20/11/2018 - 15:39:36 por: Alex de Oliveira Cordeiro

Notícias

Hoje a partir das 19:30 horas, acontece a 5 ª Sessão Ordinária do ano de 2019.
Hoje a partir das 19:30 horas, acontece a 5 ª Sessão Ordinária do ano de 2019.

➡️Haverá votação única do Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2019; de autoria da Comissão de Finanças, Orçamentos e Contas do Município.

➡️Que dispõe sobre o julgamento das contas da Prefeitura Municipal de Fraiburgo, relativas ao exercício de 2017 e dá outras providências.

➡️ A ordem do dia é exclusiva para julgamento das contas da Prefeita Municipal Claudete Gheller Mathias, serão expostos os dados e características do município contidas no processo de análise e instrução e o parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas do Estado.

VEREADORES PARTICIPAM DA ASSEMBLEIA 2019 DA COOPERATIVA DE CRÉDITO SICREDI
VEREADORES PARTICIPAM DA ASSEMBLEIA 2019 DA COOPERATIVA DE CRÉDITO SICREDI

Na noite desta quarta-feira (27), a Presidente do Legislativo vereadora Marta Back juntamente com vereadores, se fizeram presente na Assembleia 2019 da Cooperativa de Crédito Sicredi, agência de Fraiburgo, que reuniu mais de 400 pessoas para apresentar os números de 2018 e as perspectivas para 2019, ano que começa cheio de expectativas para o cooperativismo.

VEREADORES PEDEM TREVO ALEMÃO NO BAIRRO SALETE
VEREADORES PEDEM TREVO ALEMÃO NO BAIRRO SALETE

Na sessão legislativa desta segunda-feira (250 os vereadores Angelo Rodrigues, Adelar “Lale” e Toni do Sine, tiveram aprovado uma indicação de suas autorias, solicitando ao ORTFRAI estudos e a possibilidade de implantar trevo alemão na Rua 1º de Janeiro, esquina com a Rua 12 de Outubro, no Bairro Salete.