Instalação de cestos coletores nas "bocas de lobos" nas vias públicas é pedido pelo Vereador Oracir

Proposição apresentada pelo Vereador Oracir Ferreira de Deus sugere a instalação de cestos coletores nas 'bocas de lobos' nas vias públicas, impedindo que o lixo venha a cair nas galerias pluviais.

De acordo com o autor, o objetivo desta indicação é aperfeiçoar a limpeza e recolhimento dos resíduos que se acumulam no interior dos bueiros e “bocas de lobo” do município.

O parlamentar justificou que este cesto coletor é uma espécie de filtro nas bocas de lobos, que tem a forma de uma cesta de supermercado, invisível para quem vê de fora. Possui alças laterais de metal na medida do bueiro existente na rede e que facilita o trabalho de limpeza, remoção e manutenção.

É instalado na parte interna dos bueiros, liberando a passagem de água pelas galerias, mas retendo a sujeira, permitindo o escoamento da água e o armazenamento em seu interior dos resíduos sólidos que caem ou são jogados nos mesmos. Servirá como uma barreira para resíduo.

“ Vale ressaltar que é uma ferramenta importante e eficiente para redução de alagamentos provenientes do entupimento dos bueiros e acúmulo de lixo nas galerias, contribuindo para a redução de poluentes e também o controle de repteis, pelo bloqueio da passagem de animais portadores de doenças e epidemias. Essa iniciativa irá impedir que os bueiros sejam obstruídos e não agravem os alagamentos, sabemos que vários municípios já utilizam com sucesso esta ferramenta, por isso encaminhamos a sugestão à Sra. Prefeita Municipal solicitando que, por meio do Setor Competente, analise a proposição, uma vez que essas “gaiolas” de retenção previnem o entupimento e favorecem o escoamento seguro das águas pluviais”, reforçou o autor da matéria, vereador Oracir Ferreira DE Deus
Protocolos desta Publicação:Criado em: 04/12/2018 - 23:24:39 por: Alex de Oliveira Cordeiro - Alterado em: 04/12/2018 - 23:33:37 por: Alex de Oliveira Cordeiro

FESTA DA MAÇÃ 2019

Festa da Maçã 2019, acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro de 2019, no Parque da Maçã. As atrações já estão confirmadas, sendo Humberto e Ronaldo (sexta-feira 08/02), Fernando e Sorocaba (sábado 09/02) e Amado Batista (domingo 10/02). No domingo também teremos atração voltada ao público infantil, o Festival Infantil.

FRAIBURGO TERÁ FESTA DA MAÇÃ EM 2019

Uma nova história. Com esse slogan foi lançada oficialmente pela prefeita, Claudete Gheller Mathias, na noite dessa quinta-feira, 13/12, no Hotel Renar a Festa da Maçã 2019.  O ato contou com a presença de autoridades locais, empresários, representantes de entidades e imprensa de Fraiburgo e região.

Título de Cidadão Honorário é concedido ao Sr. Aparício Dias de Morais

Na sessão legislativa desta segunda-feira (10) o vereador Adelar Ribeiro da Silva, teve aprovado Projeto de Decreto Legislativo de sua autoria, que concedeu ao Senhor APARÍCIO DIAS DE MORAIS, o título de CIDADÃO HONORÁRIO do Município de Fraiburgo, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

TRIBUNA LIVRE

Na sessão legislativa desta segunda-feira (10) o Sr. Paulo Eduardo Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como “Tico-tico” usou a tribuna livre em nome da ACREF/FRAIBURGO FUTSAL, para explanar sobre o fazer esportivo, social e comunitário, bem como prestação de contas da entidade durante o ano de 2018,

Sinalização com demarcação de "caixa amarela"  na rua Irmãos Rudeck, próximo ao semáforo é pedido do vereador Tite
   Sinalização com demarcação de

O vereador Tite apresentou sua proposição a qual foi aprovada, solicitando à Chefe do Poder Executivo e ao ORTFRAI para que analise a possibilidade de realizar sinalização com demarcação de "caixa amarela"  no asfalto da rua Irmãos Rudeck, próximo ao semáforo da Av. Rene Frey, mais especificamente na saída lateral da empresa Chinello Autocenter.

REQUERIMENTO DE PEDIDO DE INFORMAÇÕES É SOLICITADO NA CÂMARA

O vereador Adelar solicita Informações relacionadas ao CEM Dona Maria Schmidtt  Zenaide Pereira da Costa. Requer à CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, através da Secretaria Municipal de Educação encaminhe à essa Casa Legislativa as seguintes informações relacionadas ao CEM Dona Maria Schmidtt  Zenaide Pereira da Costa, localizada no bairro Salete:
Quais os anos escolares possuem alunos matriculados? Quantos alunos em cada turma? Desde quando? Quais turnos?
 Existe previsão de redução ou até mesmo de exclusão de algum ano ou turno escolar?