Instalação de cestos coletores nas "bocas de lobos" nas vias públicas é pedido pelo Vereador Oracir

Proposição apresentada pelo Vereador Oracir Ferreira de Deus sugere a instalação de cestos coletores nas 'bocas de lobos' nas vias públicas, impedindo que o lixo venha a cair nas galerias pluviais.

De acordo com o autor, o objetivo desta indicação é aperfeiçoar a limpeza e recolhimento dos resíduos que se acumulam no interior dos bueiros e “bocas de lobo” do município.

O parlamentar justificou que este cesto coletor é uma espécie de filtro nas bocas de lobos, que tem a forma de uma cesta de supermercado, invisível para quem vê de fora. Possui alças laterais de metal na medida do bueiro existente na rede e que facilita o trabalho de limpeza, remoção e manutenção.

É instalado na parte interna dos bueiros, liberando a passagem de água pelas galerias, mas retendo a sujeira, permitindo o escoamento da água e o armazenamento em seu interior dos resíduos sólidos que caem ou são jogados nos mesmos. Servirá como uma barreira para resíduo.

“ Vale ressaltar que é uma ferramenta importante e eficiente para redução de alagamentos provenientes do entupimento dos bueiros e acúmulo de lixo nas galerias, contribuindo para a redução de poluentes e também o controle de repteis, pelo bloqueio da passagem de animais portadores de doenças e epidemias. Essa iniciativa irá impedir que os bueiros sejam obstruídos e não agravem os alagamentos, sabemos que vários municípios já utilizam com sucesso esta ferramenta, por isso encaminhamos a sugestão à Sra. Prefeita Municipal solicitando que, por meio do Setor Competente, analise a proposição, uma vez que essas “gaiolas” de retenção previnem o entupimento e favorecem o escoamento seguro das águas pluviais”, reforçou o autor da matéria, vereador Oracir Ferreira DE Deus
Protocolos desta Publicação:Criado em: 04/12/2018 - 23:24:39 por: Alex de Oliveira Cordeiro - Alterado em: 04/12/2018 - 23:33:37 por: Alex de Oliveira Cordeiro

TITE PEDE MELHORIAS PARA ESTRADA DA LINHA BRITADOR

Na sessão ordinária desta segunda-feira (18) o vereador Tite teve aprovada a sua indicação, onde solicita cascalhamento nas laterais/acostamento e instalação de hastes nos postes de iluminação pública, na estrada Linha Britador, especificamente em frente à empresa Cervejaria Fraiburgo.

SEMANA DO CONTESTADO

Nesta semana estamos na Semana do Contestado, conforme a Lei 1994, de 09 de dezembro de 2008, em seu art. 4º “Ficam instituídas e incluídas no calendário oficial de eventos do Município de Fraiburgo a seguinte festividade Semana do Contestado, iniciando na segunda semana do mês de fevereiro de cada ano”.

PARABENIZAÇÃO E RECONHECIMENTO AO COMANDANTE MOISÉS

Na sessão ordinária desta segunda-feira (11) a Câmara Municipal de Fraiburgo, através da Moção de autoria do vereador Marcos Palaoro “Marquinhos”, parabeniza e reconhece o Comandante Carlos Moisés da Silva, pelo êxito obtido no pleito eleitoral 2018, elegendo-se Governador do Estado de Santa Catarina, ao passo em que solicita especial atenção às rodovias da região meio oeste catarinense.

COLOCAÇÃO DE CABOS DE AÇO COM PLACAS DE ADVERTÊNCIA OU ISOLAMENTO DO LOCAL CONHECIDO POR "DESPRAIADO"

Na sessão legislativa desta segunda-feira (11) foi aprovado pelos vereadores a indicação de autoria do vereador Altamir, o qual solicita à Chefe do Poder Executivo e também à Defesa Civil do Município, para colocação de cabos de aço com placas de advertência (perigo/profundidade, etc.) no local conhecido por Despraiado, no Rio dos Patos-Faxinal dos Domingues, interior do município, local este que vem vitimando pessoas em suas águas anos após anos.

CRIAÇÃO DE UM PONTO DE ÔNIBUS NA RUA BEIJA-FLOR, BAIRRO MIRASSOL

Na sessão ordinária desta segunda-feira (11) a vereadora Marta Back teve aprovada a indicação de sua autoria, a proposição tem como objetivo solicitar à Chefe do Poder Executivo para que intervenha junto à Empresa de Transportes Coletivos Santa Terezinha para criação de um ponto de ônibus na rua Beija-flor, bairro Mirassol, próximo ao campo de futebol, alterando para isso seu itinerário passando a percorrer até a última rua do bairro e retornando ao trajeto normal.