Título de Cidadão Honorário é concedido ao Sr. Aparício Dias de Morais

Na sessão legislativa desta segunda-feira (10) o vereador Adelar Ribeiro da Silva, teve aprovado Projeto de Decreto Legislativo de sua autoria, que concedeu ao Senhor APARÍCIO DIAS DE MORAIS, o título de CIDADÃO HONORÁRIO do Município de Fraiburgo, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

Aparício Dias de Morais nasceu em 02/09/1932, natural de Curitibanos -SC, localidade São Roque, onde morou por 42 anos. Filho de Generoso Dias de Andrade e Rosalina Ribeiro de Morais.

Casou-se com Neusa Dias de Morais “in memoriam”, no dia 25 de setembro de 1954 e dessa união tiveram 7 filhos.

No início tiveram uma vida difícil, trabalhavam na roça, com produção de milho, feijão e arroz para consumo, o forte do sustento da família era a criação e venda de porco.

Não tinham maquinário o serviço era braçal, os filhos maiores auxiliavam e os menores tentavam. A vida era muito sofrida, mas a união prevalecia, À noite, sem luz e televisão, com o uso de lampião, escutavam rádio, jogavam baralho e conversavam em redor do fogão.
Em idade escolar os filhos mais velhos vieram morar com a vó para estudar. Porém mais tarde a família sentiu a necessidade de mudar para a cidade, pois os outros filhos precisavam ir para a escola.

Em 1973, a família mudou-se para a cidade de Fraiburgo, vindo a residir na Avenida João Marques Vieira, próximo ao hospital. Nesta mesma época o Sr. Aparício começou a trabalhar na empresa Vinícola Fraiburgo onde permaneceu por 18 anos e a Sra. Neusa dedicando-se aos afazeres domésticos e no cuidado com os filhos.

Também nesse período contribuíram e participaram ativamente na comunidade do Bairro Bela Vista, principalmente em atividades como a liturgia, novenas, nas promoções e também no acolhimento de padres e religiosos em datas comemorativas.

A Sra. Neusa foi catequista e duas vezes por semana desenvolvia um papel social na LBA, com clube de mães ensinando costura e no clube de idosos como voluntária.
Em 1992 voltaram a residir no sítio localizado na Liberata, esse mais próximo a cidade, com isso não puderam participar mais ativamente da comunidade Bela Vista, mas passaram a desenvolver um projeto social chamado o “Natal das Crianças”, que vem se realizando por 05 anos.

Algo marcante na casa do casal é a oração do terço, realizada diariamente no final da tarde. Os pais foram exemplo para os filhos que continuam com o mesmo costume.
Atualmente o Sr. Aparício, com 85 anos, reside com a família neste mesmo sítio na Liberata, onde desenvolvem atividades voltadas à agropecuária, com a produção de frutas de caroço, lavoura e com a criação de gado.

Pelo exposto, a Câmara Municipal de Fraiburgo, através de seus membros concede referido título ao Sr. Aparício Dias de Morais como forma de justo e merecido reconhecimento público pelo seu trabalho e dedicação ao longo de sua vida em nosso Município.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 12/12/2018 - 18:55:12 por: Alex de Oliveira Cordeiro - Alterado em: 12/12/2018 - 19:05:26 por: Alex de Oliveira Cordeiro

Farmácia Central localizada na UPA é assunto na Câmara

Marta Back teve aprovada uma indicação de sua autoria, que solciita ao Executivo Municipal a possibilidade da Farmácia Central seja remanejada para o piso térreo da própria UPA ou transferida novamente para o prédio da Secretaria de Saúde onde funcionava anteriormente.

RESUMO DA 41ª SESSÃO ORDINÁRIA DO ANO DE 2018

Na noite desta segunda-feira (17) aconteceu a 41ª sessão ordinária, e a última do ano de 2018. A sessão durou mais de três horas, a pauta teve 29 Projetos de Leis, um Requerimento e três Indicações.

FESTA DA MAÇÃ 2019

Festa da Maçã 2019, acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro de 2019, no Parque da Maçã. As atrações já estão confirmadas, sendo Humberto e Ronaldo (sexta-feira 08/02), Fernando e Sorocaba (sábado 09/02) e Amado Batista (domingo 10/02). No domingo também teremos atração voltada ao público infantil, o Festival Infantil.

FRAIBURGO TERÁ FESTA DA MAÇÃ EM 2019

Uma nova história. Com esse slogan foi lançada oficialmente pela prefeita, Claudete Gheller Mathias, na noite dessa quinta-feira, 13/12, no Hotel Renar a Festa da Maçã 2019.  O ato contou com a presença de autoridades locais, empresários, representantes de entidades e imprensa de Fraiburgo e região.

Título de Cidadão Honorário é concedido ao Sr. Aparício Dias de Morais